Sustentabilidade

Sustentabilidade

Por que reciclar chapas de Raio-X?

As chapas contêm metanol, amônia e cromo, ou seja, carregam produtos tóxicos para o meio ambiente. É recomendável que você não as jogue diretamente no lixo.

Recolhimento de chapas de Raio-X

A Plurimagem em parceria com a GF Ambiental atua no Recolhimento de chapas de Raio-X, que trata as chapas retirando toda a toxidade, podendo destacar metanol, amônia, cromo; algumas ainda possuem brometo, dentre outros solventes orgânicos.

Com o tratamento correto conseguimos torna-las aptas para reciclagem e assim retornar a linha de produção para a fabricação de capas de caderno, recipientes, pacotes, dentre muitos.

Reciclagem

Acontece que a chapa de raio-x é reciclável e a importância do seu descarte correto vai muito além do que você imagina. Primeiramente, esse processo evita que os componentes tóxicos contaminem o meio ambiente. Outra questão importante é a possibilidade de reutilização dos materiais envolvidos.

O processo de reciclagem das radiografias mais comum acontece da seguinte forma:

timeline_pre_loader

1. A radiografia é tratada em uma solução de hipoclorito de sódio 2,0% (água sanitária), em que são gerados:

> Um resíduo sólido que contém a prata;

> As películas radiográficas “limpas”.

2. Em seguida, o resíduo que contém a prata é tratado com hidróxido de sódio em água e aquecido durante 15 minutos, obtendo-se o óxido de prata misturado a impurezas;

3. O óxido de prata é então aquecido em uma solução de sacarose por 60 minutos, obtendo-se a prata impura sólida e que ainda não apresenta brilho;

4. Por fim, a prata é aquecida a 1000°C por 60 minutos em uma estufa, obtendo-se a prata pura e com o brilho.

Postos de descartes Plurimagem:

(em construção)